Fatos! - Metas do G20 para os próximos anos
- Liga de Comércio Internacional PUC-Rio
- 7 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Por: Bernardo Queiroz; Izadora Levi; Joaquim Pedro e Lecticia Duarte

O que é G20?
Nesse mês de setembro ocorreu em Nova Delhi, na Índia, a 18ª edição da cúpula do G20. A cúpula ocorre anualmente e reúne 19 das maiores economias do mundo além da União Europeia e da União Africana. Durante as reuniões, o Brasil participou da inauguração da Aliança Global por Biocombustíveis. O grupo, que conta com 8 países e tem como objetivo incentivar o uso de energias renováveis.

Fique por dentro!
Assim como no G20 o Brasil vem se esforçando para caminhar em direção à energias limpas, na Cúpula do BRICS o Ministro da Fazenda Fernando Haddad demonstrou sua preocupação com a transição energética brasileira para uma matriz mais limpa. Como tanto o Brasil quanto a Índia são os maiores produtores de etanol, junto dos Estados Unidos, as discussões de sustentabilidade no G20 e BRICS estão cada vez mais proeminentes.

O que também foi discutido:
Além da transição energética, o Brasil, que assume a presidência da cúpula em dezembro de 2023, terá outras duas pautas prioritárias para o ano de 2024. A primeira delas é a reforma das instituições de governança global, e a segunda é a inclusão social e o combate à fome, que sempre foi uma política prioritária em todos os governos Lula.

Guerra na Ucrânia:
A 18ª educação da cúpula do G20 também discutiu sobre a guerra na Ucrânia, mas acabaram não chegando em um consenso sobre a posição do grupo em relação ao conflito. No documento fala-se muito sobre os impactos deste problema, mostrando que está afetando as áreas emergentes e alimentares, além de agravar a inflação . Os principais países contra a assinatura do trecho sobre a guerra foram China e Rússia, mas fica claro que os membros possuem diversas opiniões no assunto. Por fim, o documento reforça que o G20 não é um fórum para a resolução de questões de segurança, mas reconhece que estas questões de segurança podem ter consequências relevantes na economia global.

O que mais você gostaria de saber sobre esse tema?
Arte por: Talita Cumi de Souza Alves e Natália Gonçalves da Silva Carvalho
Edição Final por: Beatriz Waehneldt da Silva
Commentaires