Fatos! - A entrada de novos membros nos BRICS
- Liga de Comércio Internacional PUC-Rio
- 29 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Por Bárbara Preissler, Bernardo Queiroz e Gabriela Maciel
Fonte: Ricardo Stuckert
Em janeiro deste ano, seis países foram adicionados ao BRICS. No fato desta semana, a LCI traz uma pesquisa sobre três deles: Arábia Saudita, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Arábia Saudita
A Arábia Saudita é o maior produtor de petróleo do mundo, e mais de 30% da economia do país está atrelada a esse setor. O país pretende diminuir a sua dependência de exportações de petróleo no contexto de transição energética. O projeto Saudi Vision 2030 é uma estratégia do governo para diversificar setores como comércio, indústria e provisão de serviços como forma de diminuir a sua dependência do setor petrolífero. Além disso, o país pretende aumentar o seu respaldo internacional e sua atuação diplomática.
Fonte: Portal Brasileiro do Turismo
Etiópia
Com mais de 120 milhões de habitantes, a Etiópia é o país sem litoral mais populoso do Mundo. Muitas importações vêm de produtos de alta tecnologia como máquinas e eletrônicos, enquanto a maioria das exportações consiste em produtos primários. Atualmente é um dos países com maior crescimento econômico do mundo, com o seu PIB crescendo mais de 100% nos últimos 10 anos. Desde 2001, a sua capital Addis Ababa é a sede da União Africana, aumentando a importância política e diplomática do país.
Fonte: Shutterstock
Emirados Árabes Unidos
A adesão aos BRICS é vista pelos Emirados Árabes Unidos como uma oportunidade para desenvolver seu comércio e de acordo com seu ministro da economia têm a intenção de injetar capital no Novo Banco de Desenvolvimento. Eles têm esse potencial de impulsionar a atuação do banco do BRICS por possuírem a segunda maior economia do Golfo Pérsico, terem um fundo soberano de mais de US$ 1 trilhão e serem o terceiro maior produtor da OPEP. Entretanto, apesar de buscarem impulsionar o comércio com os países do "sul global", pretendem continuar a desenvolver o com o ocidente rico.
Fonte: Rasto SK
Fontes:
Comments