Fatos! - G20: Saiba tudo o que vai acontecer no evento!
- Liga de Comércio Internacional PUC-Rio
- 13 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Por: Geovana Maira e Victor Guibu
O que é o G20?
O G20 é um grupo formado por 19 países e a União Europeia, representando as maiores economias do mundo. Seu objetivo é discutir e coordenar políticas econômicas globais. Com aproximadamente 80% do PIB mundial, 75% do comércio global e abrangendo cerca de 60% da população, o G20 é um fórum importante para questões econômicas e financeiras. Apesar de sua autoproclamada representatividade das 20 maiores economias, há debate sobre critérios de inclusão.
Para que ele serve?
O G20 foi criado, em 1999, como uma resposta às crises financeiras do final da década de 1990 para promover a cooperação econômica e financeira internacional com o objetivo de se atingir a estabilidade mundial. Para além destes aspectos iniciais, o G20 tem trabalhado para promover reformas no sistema financeiro internacional a fim de torná-lo mais resiliente e transparente, bem como para atender as metas de desenvolvimento sustentável - pauta cada vez mais importante nos dias atuais. Esta, por sua vez, envolve, sobretudo, o combate às mudanças climáticas, a promoção do emprego e a redução da pobreza.
O foco deste ano!
Em 2024, sob a presidência do Brasil, o G20 concentrará seus esforços na recuperação econômica pós pandemia, na promoção do comércio internacional justo e na busca por soluções para desafios climáticos. Este evento será crucial para os líderes mundiais discutirem e planejarem ações colaborativas frente aos desafios atuais e futuros. Com mais de 130 reuniões e eventos programados durante o mandato brasileiro, culminando na cúpula dos chefes de Estado e de Governo em novembro de 2024, no Rio de Janeiro, o calendário oferece uma plataforma robusta para diálogo e cooperação. A descentralização das reuniões, com eventos programados em 15 diferentes cidades brasileiras, amplia as discussões sobre os temas em pauta e destaca a diversidade, economia e riqueza cultural do Brasil.

Fontes:
Comentários