top of page

Notícias da Semana!



10 de novembro de 2023




China, América Latina e Caribe debatem comércio e investimento em Cúpula de Pequim.


A Cúpula Empresarial China-América Latina e Caribe acontecerá em Beijing de 2 a 3 de novembro, com o objetivo de impulsionar o comércio e investimento da China na região. Esta cúpula anual, que ocorre alternadamente na China e nos países da ALC, contará com a participação de cerca de 400 representantes de organizações internacionais, autoridades governamentais e empresas de 26 países da ALC.


A cúpula visa fortalecer os laços econômicos e comerciais entre a China e os países da América Latina e Caribe, proporcionando uma plataforma para a discussão de oportunidades e desafios nessa parceria. O evento deste ano, com o tema "Inovação Aberta, Desenvolvimento Compartilhado”, destacará a importância de Beijing como anfitriã e seu papel na cooperação entre China e a América Latina e o Caribe.



Comércio exterior aumenta pelo quinto mês consecutivo em Jiangsu na China

Segundo dados alfandegários, a província de Jiangsu registrou crescimento pelo quinto mês consecutivo. O volume total das exportações da província somam 2.46 trilhões de yuans (moeda oficial da China), enquanto as importações somam 1.37 trilhão.


Com grande assistência das empresas privadas, Jiangsu vem desenvolvendo três setores focados em energias renováveis: NEV 's (new energy vehicles), células solares e baterias de lítio. A província conta com a União Europeia, Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e a associação das nações do Sudeste Asiático como seus principais parceiros comerciais.



Empresários árabes e muçulmanos visitam o Brasil com o objetivo de expandir parcerias comerciais

Ao longo da última semana, um grupo de empresários de diversos países muçulmanos e da Ásia Ocidental vieram ao Brasil, com o objetivo de ampliar as importações de produtos brasileiros para a região. O grupo, que consistiu em 7 empresas da África e do Oriente Médio, visitou a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e se reuniu com várias empresas do Brasil, incluindo a JBS, uma das principais empresas de agronegócio do mundo.


Durante a visita, o comércio internacional de alimentos recebeu boa parte da atenção dos empresários. O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, ao contrário de muitos países Árabes, que são importadores. Nos últimos anos, o Brasil obteve superávit no comércio com países do Oriente Médio, e a tendência é que a parceria seja ampliada para o futuro.



Acordos anti desmatamento

No encontro em Bruxelas sobre a nova lei anti desmatamento do bloco europeu, Tatiana Prazeres, secretária do comércio exterior do MDIc, Ministério do Desenvolvimento Indústria comércio e serviços, teve encontros com representações europeias que a levou a afirmar que um acordo Mercosul - União Europeia está cada vez mais próximo de uma realidade.


Representantes dos outros países membros do Mercosul também participaram, remotamente, da discussão. Para que os acordos possam estar com a maior convergência possível, negociadores da União Europeia vieram a Brasília para solidificar os acordos e entender como o não desmatamento pode vir a influenciar no Comércio Exterior.



Até semana que vem com mais notícias!






 
 
 

Comments


LCI g1.png

Liga de Comércio Internacional

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

  • Instagram
  • LinkedIn

Criação e edição do site em 2023 Beatriz Waehneldt da Silva 

©2024 por Liga de Comércio Internacional - PUC-Rio. Todos os direitos Reservados.

bottom of page